Gabriel Garcia Marquez, uma dose de ópio no café

*Texto publicado anteriormente na fanpage do blog, facebook.com/misquilinas.

Eu precisava de um nome. Só um nome. Mas aquilo parecia me custar muito. Criar a partir do nada um nome para algo que me seria tão presente, para onde eu sempre voltaria, para um organismo que eu precisaria alimentar por tanto tempo. Não é fácil. Nunca é.

Resolvi pedir ajuda ao mestre. O expediente era manjado, mas funciona. Busquei um de seus livros na estante. O meu preferido. Bati o martelo: as primeiras palavras da página randômica que eu abrir vão dar nome ao projeto. Pronto, seria isso e nada mais.

Enfiei os dedos entre as folhas amareladas do clássico “Cem Anos de Solidão” e abri em uma página qualquer, que não lembro o número, e nem fiz questão de decorar. Foi certeiro. Não seria tão perfeito se eu tivesse buscado entre as tantas frases algo que falasse diretamente comigo.

As primeiras palavras da página eram “uma dose de ópio no café”. E, naquele momento, eu me dei conta de que com Garcia Marquez é sempre assim: qualquer parte de seus escritos, com ou sem lógica, dentro ou fora de contexto, é magia pura. As histórias, os personagens, as frases e a forma única como faz uso das palavras, é coisa de mágico.

Por motivos justos, o tal nome foi encurtado para “Ópio no Café” (ainda que, no coração, tenha permanecido o original, sem cortes), e foi usado para denominar uma coluna semanal de textos que escrevi por mais ou menos seis anos na saudosa Revista Paradoxo.

Eu precisava apenas de um nome, mas não teve um dia, nem uma única postagem de texto, que eu não pensasse em Gabriel Garcia Marquez ao colocar um ponto final em qualquer um daqueles bolinhos de parágrafos. O fantástico mestre, sempre uma dose generosa de ópio no cafezinho da minha vida.

Deixe um comentário

