Coluna B, dia 6/11

Warpaint, banda de garotas

Garotas, garotas e mais garotas. São quatro delas, de tipos diferentes. Uma loira, outra morena, algumas bonitas, outras nem tanto, todas talentosas, donas de um estilo verdadeiro, que se deixam entrecortar por grandes canções mesmo com pouca bagagem. Elas são as donas do Warpaint, grupo que está finalmente dando material mais consistente àqueles que já vislumbravam ali uma boa adição ao seu playlist diário pelos singles soltos no ar e o EP “Exquisite Corpse”, lançado em 2008 com uma formação ligeiramente diferente da atual – já fizeram parte da banda desde a atriz Shannyn Sossamon até o ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, Josh Klinghoffer. “The Fool”, incensaada estreia do Warpaint, foi lançado oficialmente no final de outubro, e já flutuava pelas páginas de download na internet há alguns meses. Com as músicas na nossa frente, e de olho na atual formação, esse grupo de quatro meninas poderosas, que fogem naturalmente do clichê de garotas que têm banda de rock, nos leva diretamente à pergunta: qual será o segredo delas? O que as difere das outras?

A resposta não é fácil, nem chega perto de ser óbvia, mas a principal suspeita recai sobre uma característica muito importante: a audácia. Poucas meninas seriam capazes de empunhar uma guitarra e abrir uma música com um fraseado tão sorumbático quanto o de “Warpaint”, a segunda canção do álbum. O dedilhado, ao mesmo tempo suave e amedrontador, é a cara do que o Tool faz de vez em quando em seus álbuns geniais. Um forte acento grunge nos envia aos anos 90 no começo da faixa, liberando depois o espaço para que a baixista Jenny Lee Lindberg, as guitarristas Emily Kokal e Theresa Wayman (as três também cantam) e a baterista e tecladista Stella Mozgawa deixem fluir uma jam session bonita de se ouvir. Uma bela apresentação para uma banda que costumava fazer turnê com The Xx, Vampire Weekend, Yeasayer e Black Heart Procession e que tem em seu disco muitas outras belezas refinadas como essa.

Trata-se de um disco bonito, acima de tudo. Normal, não é. Faixas que ultrapassam os cinco minutos e misturam exageros dramáticos e melodias contidas são o que mais se encontra em “The Fool”. Estruturas pouco convencionais também estão por todo o disco, o que nos faz perceber que o Warpaint é um Foals de saias. Aquela beleza esquisita da banda de Yannis Philippakis, que emociona porque não conseguimos distinguir de onde vem a pancada – só a sentimos, lá no fundo -, está presente em músicas como a envolvente “Shadows”, a singela “Baby” ou a quebrada “Set Your Arms Down”. Reverbs e ecos se misturam, embolando a nossa percepção do que é e do que não é orgânico no som das meninas. A cada entrada desavisada de uma guitarra ou de uma percussão intrometida, flutuamos um pouco mais em direção ao sol engrecido que parece construir uma paisagem feita por encomenda para essas belas vozes femininas. Climão pós-punk forte, aquela coisinha escura do Joy Division, do Cure e do Echo and the Bunnymen dando oi na porta de cada música, é outro detalhe interessante do Warpaint. De onde essas garotas, que se conheceram ainda na infância, tiraram essas referências todas e misturaram tão bem, eu não sei. E espero nunca saber. É o que as difere das outras, mas prefiro que continuem tendo seus segredos.

Notinhas

A volta do Death Cab For Cutie

Ben Gibbard deu uma sumida. Também, pudera, o rapaz, líder do cultuado Death Cab For Cutie, teve que cumprir a difícil missão de se casar com a atriz e cantora Zooey Deschanel, a namoradinha dos indies. Só agora, um bom tempo depois, é que o sortudo anda mostrando a cara novamente. Gibbard conversou com a revista Spin e revelou seus planos com o DCFC: disco novo no primeiro semestre de 2011. Mas não será um disco qualquer. O sucessor de “Narrow Stairs” vai ter, segundo o compositor de todas as faixas, muito menos guitarras que o normal: “estamos em um momento de teclados vintage, e o som do disco novo deve seguir essa paleta”, afirmou. Seria um híbrido de DCFC com Postal Service, seu projeto paralelo? Vai saber. Seja com teclados, com guitarras ou até sem instrumento algum, a espera pelo novo disco do Death Cab For Cutie está apenas começando.

Várias

Essa semana, o grupo americano The Decemberists anunciou seu disco novo, “The King Is Dead”, para o dia 18 de janeiro (ou seja, em breve estará pipocando pela internet) e fez mais: revelou a participação de Peter Buck (R.E.M.) no trabalho e colocou para download gratuito a faixa “Down By The Water”, primeiro single do disco. Já deu pra sentir que vem aí um álbum bem puxado para o pop. /// O Mogwai anunciou seu próximo álbum, ao qual deu o singelo nome “Hardcore Will Never Die, But You Will”. Precisa dizer mais alguma coisa? /// Mais um festival chega a São Paulo. A Halls, sim, aquela bala, anunciou que fará um festival no dia 4 de dezembro, e já confirmou a primeira atração: a revelação indie The Temper Trap. Belo nome, só nos resta aguardar por outros tão bons assim. /// Aliás, nem preciso dizer nada sobre o Lou Reed, que vem tocar em São Paulo simplesmente nos dias 20 e 21 de novembro, dias de Planeta Terra Festival e Paul McCartney, respectivamente. São Paulo = Londres? /// Ah, claro, e tem Roxette no Brasil em abril próximo. Preparado para voltar no tempo?

Todo mundo tem que ouvir

E tá de novo a Zola Jesus por aí. A mocinha Nika Roza Danilova, 21 anos e mais conhecida por Zola Jesus, lançou mais um EP, “Valusia”. Nem preciso dizer que as quatro músicas lançadas por ela são lindas, esquisitas e imperdíveis. Corre.

Playlist

Of Montreal – Famine Affair
Antony and the Johnsons – The Spirit Was Gone
Keane – A Bad Dream
Shannon Wright – Violent Colors
The Pains Of Being Pure At Heart – Heart In Your Heartbreak
Cee-Lo Green – It’s Ok
Aberfeldy – If I Were A Joiner
Nina Becker – Não Me Diga Adeus
Sufjan Stevens – Decatur
Brian Ferry – Shameless

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s