Coluna B, dia 19/06

A fantasma ambulante

Uma criança alta demais para sua idade, magra como uma vara de bambu e pálida da cor da lua. Assim era a inglesa Karen Elson há cerca de 20 anos, na pequena cidade de Oldham, nos arredores de Manchester. Por causa disso, a moça era chamada de “Ghost Who Walks”, algo como Fantasma Ambulante em bom português, nos corredores da escola. Como contou um dia para Steve Lamacq, famoso DJ da Rádio BBC de Londres, este foi um dos apelidos mais bonzinhos que recebeu quando nova por conta de sua estampa diferente.

Acontece que Karen cresceu, ainda mais, e se tornou o típico caso da criança esquisita que se transforma em um mulherão quando fica mais velha. Já na adolescência, começou a trabalhar como modelo ao lado da irmã gêmea, Kate, e em pouco tempo estava estrelando campanhas e desfiles de marcas mundialmente famosas como Marc Jacobs, Yves Saint Laurent, Gaultier, Louis Vuitton, Versace, Chanel, Dior, Dolce & Gabbana e o que mais você imaginar. Entre uma foto e um desfile, Elson se aventurava pela música. Chegou a fundar a banda The Citizens Band e a gravar aqui ou ali canções de outros artistas, enquanto escrevia suas próprias composições.

Em 2004, quando gravava um clipe para o White Stripes, a beleza exótica da ruiva conquistou o líder do grupo. Karen e Jack White começaram a namorar e, em turnê no Brasil com sua banda, os dois se casaram no meio do Rio Amazonas. Os dois filhos do casal não são os únicos frutos desse casamento. A carreira musical de Elson, que andava vagarosamente, ganhou força ao lado do multi-talentoso Jack White. A moça passou a ser queridinha de Michael Stipe, do REM, e gravou com Cat Power. Um álbum solo era questão de tempo. Em 2010, Karen Elson juntou uma boa parte do seu repertório próprio e convocou seu amado marido para produzi-la. E, mesmo tanto tempo depois, ela não esqueceu seu passado: seu belo disco de estreia se chama “The Ghost Who Walks”. E quer saber mais? Foi lançado no final de maio pela Third Man Records, selo de ninguém menos que Jack White.

Esperta, a cantora parece querer sugar o que puder dos talentos de White, incluindo aí as referências do blues, do country e do bluegrass que tanto aparecem nos discos das oitenta e nove bandas do famoso cantor e guitarrista. Em seu repertório, Karen rega nossos sentimentos com a dolorosa e linda “Lunasa”, construída sobre uma melodia tão bonita, tão bem torneada no violão e na guitarra slide, que fica difícil ouvir qualquer coisa depois disso. A cantora abre seu coração na canção-tema, que inicia toda a conversa, e se derrete na incrível “Cruel Summer”, que traz um pouco da vibração de PJ Harvey para o álbum.

O acordeão dá um clima de filme de terror em cidade abandonada à bela “Stolen Roses”, com suas vozes em duelo permanente, ao passo que a melancólica “The Last Laugh” deixa um cheiro de country pop anos 70 no ar. Há espaço até para a música de cabaret que Karen emulava nos tempos de Citizens Band, com a intrigante “100 Years From Now”, que ganha em seu arranjo um toque do barulho clássicos do White Stripes. Hoje, com esse belo “The Ghost Who Walks” dando cor à sua discografia, Karen deve olhar para trás e se perguntar onde estão agora seus amiguinhos de escola que insistiam em chamá-la de Fantasma Ambulante. Uma possibilidade: devem estar ouvindo as belas músicas da ruiva com o olhar perdido num passado distante, mas nunca esquecido.

Notinhas

SWU – Starts With You
Finalmente foi anunciado oficialmente o que seria Woodstock, Maquinária ou qualquer coisa do tipo. Na verdade, se chamará SWU – Starts With You, e tem um foco forte na sustentabilidade. Como dito anteriormente, o festival rola mesmo em Itu, interior de São Paulo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro. Passarão por lá mais de 60 atrações musicais, e algumas delas já foram anunciadas oficialmente: Pixies, Dave Matthews Band, Incubus e Linkin Park são os primeiros. O Pearl Jam foi convidado, mas a data não estava disponível porque é quando Eddie Vedder se casará. Devagar, os organizadores vão anunciar mais detalhes sobre o festival, que promete ser o Glastonbury brasileiro. Aguardemos.

Klaxons e Interpol: temos datas
Essa foi uma semana de anúncios de novidades para duas bandas de quem se espera grandes álbuns para este ano. O Interpol, que está voltando para a sua primeira gravadora, a Matador, revelou que “Interpol”, quarto álbum deles, chega às lojas em 14 de setembro. Já o Klaxons deixou no ar uma possibilidade de mudanças em sua sonoridade com “Flashover”, o primeiro (bacana e um bocado esquisito) single de seu segundo disco, “Surfing The Void”. Ainda mais esquisita é a capa do álbum, com um gato vestindo um uniforme de astronauta. A parte boa da história é que “Surfing the Void” será lançado no dia 23 de agosto.

Várias
E aí o Strokes voltou pra um showzinho pra 400 pessoas em Londres, depois de 4 anos longe dos palcos. A banda, que já tem aí dez anos de carreira, arrebentou na apresentação, tornando tudo inesquecível pra quem tava lá. Beleza, e quando volta de vez? E quando volta ao Brasil??? /// Brandon Flowers, vocalista do Killers, vai lançar seu disco solo em setembro, chamado “Flamingo”, mas já tem música nova rolando na internet. “Crossfire” dá uma boa noção do que vai ser esse álbum: bem mais ou menos. /// Quem também tem música nova na internet é o Kings of Leon. A faixa “Southbound” foi tocada pela banda em alguns shows e deve fazer do próximo disco dos americanos. Procure no YouTube e veja o vídeo. /// Depois de estourar em 2005 com um belo disco, as meninas do The Like estão de volta. “Release Me” foi produzido pelo mãos-de-ouro Mark Ronson e já vazou na internet. Procure. /// Outro álbum que vazou essa semana é o da MIA. Você sabe onde encontrar.

Todo mundo tem que ouvir
Demorou, mas o grupo canadense Stars finalmente voltou à roda com um belo disco. “The Five Ghosts” é o quinto disco do grupo de Amy Millan, e o melhor desde “Set Yourself On Fire”, de 2004. Bonito e cheio de prováveis chicletes de ouvido, sai oficialmente semana que vem, mas já está na internet. Ouça.

Playlist
Stars – I Died So I Could Haunt You
Robyn – Hang With Me
Band of Horses – Factory
Foals – Spanish Sahara
We Are Scientists – Nice Guys
The Pipettes – Stop the Music
The Chemical Brothers – Snow
Arcade Fire – We Used To Wait
Teenage Fanclub – The Fall
The Black Keys – Ten Cents Pistol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s