O fim do TIM

O TIM Festival e o Prêmio TIM de Música Brasileira não existem mais. A operadora de celular Tim anunciou hoje a retirada do seu patrocínio dos dois eventos musicais alegando querer reforçar a sua marca em outras áreas. Pelo jeito, a cultura não é mais uma das prioridades da Tim. 

O festival e o prêmio só voltam a acontecer caso algum patrocinador resolva bancar a coisa toda. Lembrando que o TIM Festival era o que um dia foi o Free Jazz Festival, patrocinado pela marca de cigarros Free. 

Depois do mar de críticas que as edições paulista e carioca receberam no último ano (salvou-se apenas a edição  capixaba, mais enxuta, organizada e bem elaborada), não me surpreende tanto essa decisão da operadora. O line-up de 2008 não foi dos melhores, apesar de conter boas bandas e artistas bem atuais; os cancelamentos de última hora tiraram algum brilho do evento; os preços e a forma como o festival se divide sempre foram alvo de pesadas críticas da imprensa – basta comparar o preço de um palco do TIM Festival, algo como 120 reais pelo show de duas bandas, com o do Planeta Terra Festival, onde se pagava 60 reais por todos os shows. 

Mas não dá pra esquecer que o TIM Festival, comandado pela produtora Factoria (corrigindo: a Factoria faz a comunicação do evento. Quem produz o festival desde a época do Free é a Dueto),  foi quem trouxe pra cá, em anos passados, artistas do calibre de Strokes, White Stripes, Daft Punk, Kings of Leon, Arcade Fire, Wilco, Arctic Monkeys, Killers, Cat Power, The National, entre outros excelentes componentes do mundo pop e lendas do jazz. Fazer falta, vai. 

Resta a nós, brasileiros, torcer para que alguma empresa resolva bancar a empreitada de 2009. E, para os capixabas órfãos do único grande festival que olhou para os cantos de cá em todos esses anos, a perda é ainda maior.

Anúncios

Um comentário sobre “O fim do TIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s