Eu vi Cegueira

E preciso dizer: ele conseguiu. Apesar de todas as dúvidas, de todos os questionamentos a respeito de como a história seria levada às telas, o diretor brasileiro Fernando Meirelles conseguiu realizar um filme lindo, atormentado, devastador, tenso e brilhante. O que era dúvida se tornou certeza. “Ensaio Sobre a Cegueira” também funciona como cinema. 

Sempre que leio um livro, faço uma espécie de filme na minha cabeça, imaginando as cenas, os cenários, a entonação dos diálogos, entre mil outras pequenas loucuras. Li “Ensaio Sobre a Cegueira” alguns anos atrás esimplesmente não conseguia imaginar como ele seria transposto para a tela. A obra de José Saramago é tão densa, tão sensitiva, que para mim as imagens seriam sempre muito menores que as sensações.

Ledo engano. 

Ainda assim, acredito que exista ali dois filmes: um para quem leu o livro, outro para quem não leu. E também acho que há nos dois duas histórias, ou pelo menos dois pontos de vista diferentes. Enquanto no livro a gente sente a cegueira com mais potência, nos colocando mais ao lado dos cegos do que da mulher do médico, no filme somos uma espécia de voyeurs do caos, observando perplexos, ao lado da personagem de Julianne Moore, a ojeriza em que se transforma um mundo sem imagens, sem percepções, sem regras. Sei que Meirelles várias vezes passa a idéia de cegueira através de imagens de maneira brilhante, mas poder entrar nesses dois mundos diferentes é fabuloso. 

Fico, afinal, sem entender um número incomum de críticas negativas ao filme. Procurei analisar os erros que me apresentaram e, sinceramente, não concordo. “Ensaio Sobre a Cegueira” é um filme que chega absurdamente próximo à perfeição. 

Cotação: 4,5/5 estrelas

Anúncios

Um comentário sobre “Eu vi Cegueira

  1. Concordo plenamente com vc cara. Até então o melhor filme de 2008 nos cinemas para mim tinha sido Batman, mas o Cegueira desbancou total. É filosófico, dramático, bonito, triste e excelente. Meirelles fez um belo trabalho e colocou o filme com um dos melhores do ano – se não for o melhor.
    Abração cara, ótima cotação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s