Tela grande no fim de semana

O último fim de semana foi recheado com alguns filmes – todos eles bastante esperados por mim.

Finalmente Sangue Negro chegou a Vitória, trazendo uma atuação indescritível de Daniel Day-Lewis em (mais) um grande filme de Paul Thomas Anderson. Mas, sério, tudo no filme fica em segundo lugar, porque o protagonista simplesmente deixa tudo que há ao seu redor mergulhado em uma sombra grossa e pegajosa. Um personagem cheio de complexos e complexidade, arrebatador, que poderia se tornar um bonachão nas mãos de atores com menos recursos, e acabou por se transformar em uma das atuações mais acachapantes da história do cinema. E o melhor: se você conseguir se desvencilhar da hipnotizante presença de Day-Lewis, vai descobrir uma história de ganância, egoísmo e, principalmente, natureza humana fugindo pelos poros.

Já Paranoid Park, de Gus Van Sant, é mais leve, equilibrando a preocupação com a beleza estética das imagens e a história desmembrada, com idas e vindas, pequenos mistérios e revelações. Mas, diferente do que pode parecer, o tal mistério nem é o principal da história – até porque ele não demora muito para oferecer uma dica do que acontecerá para os espectadores. Fazer um retrato da juventude, mostrar suas reações, seus costumes, o dia-a-dia da molecada, acho que foi mais interessante. E a sequência em que algumas cenas de Napoleon Dynamite é discutido é ótima, eu ri demais.

Depois me decepcionei um pouco com Angel, filme do francês François Ozon, diretor de ótimos longas como Swimming Pool e 5×2. Atuações caricatas demais, que até teriam a ver com o lado “conto de fadas” da história, não fossem tão exageradas. Mas não é um filme de todo ruim, vale o ingresso.

Anúncios

Um comentário sobre “Tela grande no fim de semana

  1. Não tinha como deixar de comentar a parte em que o irmãozinho da personagem principal de Paranoid Park conta trechos de Napoleon:) Muito legal. Além do que é sempre uma delícia sacar refrências :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s